Fraude RMC

Servidores, aposentados e pensionista descubra se você caiu nesse golpe.

O que é o RMC? Entenda sobre o empréstimo disfarçado de cartão de crédito 

A Reserva de Margem Consignável (RMC), corresponde a 5% dos rendimentos dos servidores, aposentados e pensionistas. Essa margem é destinada para o uso do cartão de crédito consignado. Porém o que acontece na prática é que os bancos lhe oferecem um empréstimo e o que não lhe contam é que estão lhe vendendo um cartão de crédito com uma dívida infinita.

Quais as Desvantagens do RMC? 

Diferente de um empréstimo comum, o RMC não tem um número de parcelas definido. Como ele é um cartão de crédito mas seu desconto é limitado a 5% da margem, o desconto geralmente só representa o próprio juro gerado todo mês, fazendo com que se torne uma dívida ́ ́infinita´´. 

Os 2 Golpes Mais Comuns do RMC que Você Precisa Conhecer:

  • Má Venda:

Ao invés do banco lhe fornecer informações claras sobre o cartão de consignado, lhe informa que será apenas mais um empréstimo consignado, lhe enganando. Isso ocorre pois os juros deste cartão são muito mais altos, e chegam a ser 3 vezes maiores  que um empréstimo comum, dando ainda mais lucro para o banco.  

Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

                                                                             CDC – Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

  • Cobrança Indevida (Fraude):

A quantidade de fraudes aplicadas a título de RMC por parte das instituições financeiras é imensa.  Muitos consumidores relatam casos em que são descontados valores de seus benefícios ou salários sem terem solicitado ou utilizado o cartão de crédito consignado, um verdadeiro roubo diretamente no seu contracheque. 

Quais os Meus Direitos? 

Se você foi vítima de fraude, ou não lhe explicaram como funcionava esse tipo de cartão de crédito consignado, fingindo ser um empréstimo, você pode entrar na justiça e pedir:

  • Anulação do contrato
  • Retirar o desconto do contracheque
  • Devolução dos valores pagos
  • Dano moral 

Se você está sofrendo descontos indevidos e se encontra na situação exposta nesse artigo, entre em contato com um advogado especialista, ele irá ajudar a combater esses descontos e buscar os seus direitos, seja a restituição dos valores pagos ou até mesmo o receber valores a título de indenização. 

Entre em contato agora!

Compartilhe esse Post